PDI em Direito e Tecnologia

Somos um Grupo de Pesquisa vinculado à Faculdade de Direito da UnB, cujo propósito é promover a produção científica sobre Direito e Tecnologia (Legal Tech).

Nosso trabalho é voltado ao desenvolvimento de inovações em produtividade jurídica, sendo organizado em linhas de pesquisa que se prestam a investigar problemas concretos de diversas áreas do Direito.

Dentro do modelo organizacional criado pela Lei da Inovação, nos posicionamos como uma estrutura despersonalizada, cuja criação é autorizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Para conhecer nossa composição atual e indicadores de produtividade, consulte o Diretório de Grupos (CNPq). Para saber mais, veja as diretrizes no nosso funcionamento (Estatuto).

Em síntese, nos orientamos por uma visão de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), de acordo com a a qual estamos exclusivamente dedicados a investigar problemas que tenham potencial de contribuir para inovações em Direito e Tecnologia.


Pesquisa para o Desenvolvimento

Como forma de manter alinhados o própósito científico e o potencial de inovação das pesquisas empreendidas, nosso grupo promove o encontro de pesquisadores do Direito e da Tecnologia com inventores, gestores públicos e empreendedores.

Acreditamos que a pesquisa em Direito pode ser orientada à solução de problemas concretos, notadamente no campo da facilitação da automação da análise jurídica. Esse é um desafio tão grande que apenas pode ser enfrentado pelo encontro de pessoas com diferentes competências e experiências.

Nossos colaboradores conhecem profundamente, a partir da prática, os problemas reais que limitam a produtividade jurídica em suas respectivas áreas. Nossos pesquisadores são os cientistas capacitados e interessados em conhecer esses proplemas, de sorte que possam ser desenvolvidas soluções teóricas que facilitem sua superação.


Desenvolvimento para a Inovação

Na parte de Inovação, nosso Grupo trabalha com Instituições Parceiras e Inventores Independentes, os quais se relacionam diretamente com o mercado. Tais premissas estão de acordo com a política de desenvolvimento tecnológico nacional, inclusive no nível da Insituição Científica (UnB) e seu respectivo Núcleo de Inovação (CDT) .

Pretendemos assim colaborar para a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional.


Nossas inspirações

Somos inspirados em outros Grupos de Pesquisa sobre Legal Tech ao redor do mundo, entre eles: